O romance Os Miseráveis, do escritor francês Victor Hugo, foi publicado em 1862. Desde então, o impacto positivo entre os leitores acabou por gerar uma série de adaptações para o teatro, o cinema e também reescritas da obra voltadas para públicos específicos.
É o caso da adaptação escrita por Walcyr Carrasco para o público infanto-juvenil. O escritor, que leu Os Miseráveis na juventude, impressionou-se muito com a história de Jean Valjean.
Sua adaptação da obra tem como intenção propagar a mensagem do romance de Victor Hugo e inspirar os leitores a ler a obra original.
Mas por que a história contada nesse romance é tão fascinante? É o que veremos no decorrer deste artigo.
O enredo de Os Miseráveis
Os Miseráveis conta a história de um homem, Jean Valjean, que rouba um pão para levar algum alimento para a família que o esperava em casa com fome.
Era uma noite fria, o pobre homem não havia conseguido trabalho e pensava na irmã e nos sobrinhos esperando por algo para comer.
Foi então que este homem passou por uma padaria. O cheiro do pão deu-lhe coragem para pegar o alimento à porta do estabelecimento. Mas, para sua infelicidade, o padeiro viu-o e denunciou-o à polícia.
Por este delito, Jean Valjean foi condenado à prisão por muitos anos. Quando finalmente ganhou novamente a liberdade, só conseguiu a rejeição das pessoas. Até que encontrou o Monsenhor Benvindo.
Este senhor confiou nele, deu-lhe abrigo e comida. Mas Jean Valjean, nesta altura, tinha muita raiva no coração e acabou por trair o Monsenhor.
No entanto, o bispo o perdoou. E foi justamente a força desse perdão que transformou completamente a vida do pobre ladrão. A partir daí, ele passou a praticar a bondade e a justiça.
Logo, tornou-se um homem poderoso e mudou de nome. Passou a chamar-se Madeleine.
Foi quando conheceu uma jovem muito sofrida chamada Fantine. Esta moça tinha uma filha por quem se sacrificou muito. Fantine adoeceu e acabou falecendo, deixando a menina aos cuidados de Jean Valjean.
Jean Valjean, ou Madeleine, tinha também um inimigo, um policial de nome Javert. Este homem orgulhava-se de ser um exímio soldado e seguir fielmente seu código de honra. Desde que encontrou Jean Valjean pela primeira vez, tomou para si a missão de colocá-lo novamente na prisão.
Além dele, o protagonista do livro encontra outros inimigos no decorrer da história, como o casal Thenárdier. Inicialmente, eles são os guardiões da filha de Fantine, a menina Cosette.
Mas o casal só cuida de Cosette para tirar o dinheiro da pobre Fantine. A menina sofre muito na mão dos dois até que Jean Valjean a resgata e passa a cuidar dela como sua própria filha.
Cosette cresce e torna-se uma bela moça. Conhece, então, o jovem Marius e os dois apaixonam-se imediatamente um pelo outro.
No entanto, terão de enfrentar uma série de desafios antes de ficarem juntos. Jean Valjean também terá de encarar e vencer seus inimigos para poder ter paz.
Os personagens de Os miseráveis
Os Miseráveis é uma obra repleta de personagens marcantes. Vejamos os principais:
- Jean Valjean: É o protagonista do livro. Um homem pobre que é preso por roubar um pão e passa anos na prisão. Torna-se uma pessoa revoltada e rancorosa até encontrar o afeto e o perdão de Monsenhor Benvindo. Transforma-se, então, em um homem bondoso e caridoso e muda de nome, passando a se chamar Madeleine.
- Monsenhor Benvindo: É o bispo de uma cidade pela qual Jean Valjean passa. Homem piedoso, leva o protagonista a conhecer o poder do perdão.
- Fantine: Moça pobre que trabalha na fábrica de Madeleine. Ela faz de tudo para cuidar e proteger Cosette, sua filha pequena, a ponto de perder a saúde e acabar morrendo.
- Cosette: Filha de Fantine. É deixada aos cuidados de um casal para que a mãe possa trabalhar. O casal explora Fantine e maltrata a menina até que Madeleine a resgata e passa criá-la como sua filha.
- Os Thenárdier: Uma família de golpistas. Os pais são o casal que explora Fantine e, depois, passa a viver de golpes. Eles têm dois filhos, Eponine e Gavroche, que trabalham para eles na rua pedindo esmolas.
- Javert: Policial que persegue Jean Valjean. Segue um rígido código de honra, acredita que Jean Valjean é um criminoso e luta para colocá-lo novamente na prisão.
- Marius: Jovem que se apaixona por Cosette. É corajoso e honesto.
Os Miseráveis: um romance histórico
Os acontecimentos narrados em Os Miseráveis ocorrem em uma época marcada por fatos importantes da história francesa.
A história se desenvolve em um período de grande instabilidade política na França, após a turbulenta Revolução Francesa. A sociedade ainda sentia os efeitos das mudanças radicais e havia uma forte tensão entre as diferentes classes sociais.
Além disso, a França passava por um processo de industrialização acelerado, o que gerava grandes contrastes entre ricos e pobres. A obra denuncia, assim, as condições miseráveis de vida da classe trabalhadora e a exploração dos mais fracos.
Os personagens vivenciam acontecimentos históricos reais. Os motins de junho de 1832 servem de pano de fundo para a trama que explora temas como a liberdade, a fraternidade e a luta por um mundo mais justo.
O título do romance
Os miseráveis já anuncia desde o seu título a intenção do autor de denunciar as precárias condições de vida das pessoas mais pobres na Paris do século XIX.
O título, assim, aponta para um dos temas centrais do livro: a miséria. A obra retrata de forma crua as condições de vida dos pobres em Paris, como a falta de saneamento básico, a fome e a exploração infantil.
É uma denúncia da desigualdade social e também de um outro tipo de miséria, a exploração de um ser humano por outro ser humano, a falta de afeto e de piedade.
A atualidade de Os Miseráveis
Os Miseráveis é um romance que transcende o tempo e o espaço, oferecendo uma visão profunda da sociedade francesa do século XIX e levantando questões de grande relevância ainda nos dias de hoje.
A obra é um convite à reflexão sobre a condição humana e a busca por um mundo mais justo e igualitário.
E essa adaptação, como Walcyr Carrasco deixa claro na apresentação de seu livro, é também um convite para que o leitor se debruce sobre o romance original do escritor francês Victor Hugo.
Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a obra original que gerou a adaptação de Walcyr Carrasco.