Pular para o conteúdo
Início » Jogos vorazes: cantiga dos pássaros e das serpentes – resenha

Jogos vorazes: cantiga dos pássaros e das serpentes – resenha

Jogos vorazes: a cantiga dos pássaros e das serpentes é o novo filme da franquia Jogos vorazes. Os filmes são inspirados nos livros de Suzanne Collins e iniciaram sua trajetória no cinema em 2012.

Jogos vorazes: a cantiga dos pássaros e das serpentes, filme lançado recentemente nos cinemas.
Jogos vorazes: a cantiga dos pássaros e das serpentes

Os livros de Collins têm como traço principal a projeção de um futuro degradado após uma terrível guerra e a instauração de um governo ditatorial. É, portanto, uma distopia, gênero bastante popular no século XX e que continua a agradar leitores e espectadores até hoje.

A cantiga dos pássaros e das serpentes, livro de Suzanne Collins, obra na qual se baseia o filme recente da série Jogos vorazes.
Suzanne Collins. A cantiga dos pássaros e das serpentes.

O novo filme da série Jogos vorazes foi lançado no final de 2023 e chegou à Prime Vídeo no dia 29 deste mês. Diferentemente dos filmes anteriores, Jogos vorazes: a cantiga dos pássaros e das serpentes conta fatos ocorridos sessenta anos antes do drama vivido por Katniss Everdeen, heroína da saga até então.

O foco da história agora é Coriolanus Snow bem antes de ele se tornar o temível presidente de Panem. No momento em questão, Snow um jovem da aclamada Casa Snow outrora rica e poderosa e agora falida. Ele está em busca de um prêmio na Academia onde estuda para, assim, poder melhorar a vida de sua família (sua avó e sua prima Tigris).

É um aluno brilhante e também bastante ambicioso. Mas é igualmente honesto e altruísta. A trama se inicia no dia da Colheita, momento em que os jovens escolhidos para participar dos jogos vorazes são apresentados publicamente.

Cena do filme em que os jovens são levados para conhecer a arena na qual lutarão até a morte.
Cena do filme em que os jovens tributos são levados para conhecer a arena dos jogos

Snow se prepara para a cerimônia e conta receber nesse dia o prêmio que tirará sua família da penúria. No entanto, os planos dos dirigentes da Academia são outros. É quando suas boas intenções começam a ser severamente testadas.

Coriolanus será escolhido para ser mentor de uma jovem que foi enviada à Capital de Panem para participar dos jogos. Ou seja, ela é um dos tributos e vem do distrito 12. Seu nome é Lucy Gray e tem tudo para ser um dos jovens perdedores do evento. É magra, desnutrida e bastante atrevida.

Mas Lucy Gray sabe cantar. E muito bem. Isso acaba chamando a atenção do público. Ela também consegue encantar Snow que se envolve em uma série de aventuras e perigos para ajudar a moça a sair viva do terrível desafio.

Cena em que Lucy Gray está na arena lutando pela própria sobrevivência
Lucy Gray na arena dos jogos lutando pela própria sobrevivência.

Graças a isso, Lucy consegue vencer e sobreviver aos jogos. Mas Coriolanus Snow é punido por ter trapaceado para salvá-la. Ele, então, é mandado para o exército e se torna um soldado, um pacificador.

Sem saber se Lucy está viva ou não, Snow dá um jeito de ser mandado para o distrito 12, na esperança de encontrá-la. Ali, vai se meter em mais algumas confusões e grandes perigos.

A cantiga dos pássaros e das serpentes é uma história interessante e envolvente. Consegue prender o espectador, assim como acontece nos livros de Collins. Há segredos, desafios a serem cumpridos e algo que é bastante sedutor na narrativa: o caráter dúbio das personagens.

Ícones do livro e do filme: o pássaro e a serpente.
O pássaro e a serpente: ícones da trama

Não só Snow gradativamente vai surgindo assim aos nossos olhos, mas também outros personagens da trama. Ficamos na dúvida sobre até onde vai a bondade ou a maldade deles. Ou se, em algum momento, vão revelar uma face perversa.

A busca por essa essência humana, boa para uns, má e perversa para outros, é um dos tópicos da trama. Enfim, é uma boa opção de diversão para o fim de semana, quer seja o filme como também os livros de Collins.

Jogos vorazes: a cantiga dos pássaros e das serpentes tem no elenco atores de peso como Viola Davis e Peter Dinklage. Snow é interpretado por Tom Blyth e Rachel Zegler faz o papel de Lucy Gray. O filme pode ser assistido pelos assinantes na Prime Vídeo.

Leia também Cinco livros que viraram filmes campeões de bilheteria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *