Pular para o conteúdo
Início » Tudo é rio, romance de Carla Madeira: resenha

Tudo é rio, romance de Carla Madeira: resenha

  • Litera.ria 

Tudo é rio, livro de estreia da escritora Carla Madeira, publicado em 2014, é um sucesso de público e crítica. Essa obra narra a história de Dalva e Venâncio, um casal que sofre uma perda irreparável e isso transforma as suas vidas drasticamente. É quando entra em cena a prostituta Lucy, mulher forte e livre, que formará com o casal o triângulo amoroso do romance. 

Além da história impactante desses personagens, o outro ponto positivo do livro está na escrita de Carla Madeira. Seu texto flui e prende a atenção do leitor a ponto de não querermos largar o livro. A leitura flui de tal forma que faz lembrar as águas correntes de um rio. Rio, por sinal, é uma metáfora recorrente para a vida e para o tempo. E como as águas de um rio, a vida e o tempo sempre correm, fluem, ininterruptamente. 

Tudo é rio

A narrativa poética de Tudo é rio

E não só a vida e o tempo, mas também o amor e o desejo são fluentes, correm e escorrem, movem a vida e o tempo. Fora a escrita frenética, há muita poesia em Tudo é rio que fala de amor, ciúme, medo, desejo, perda, dor, encantamento, coragem.

Tudo é rio é uma obra-prima, e não há exagero no que afirmo. É daqueles livros que, ao ser terminado, dá vontade de começar de novo, no mesmo instante, desta vez para se demorar em cada linha, saborear cada frase, deixar-se abraçar pela poesia da prosa. Na primeira leitura, essa entrega mais lenta é quase impossível, pois a correnteza dos acontecimentos nos leva até a última página sem nos dar chance para respirar. É preciso manter-se à tona ou a gente se afoga.”

Martha Medeiros

Obra que mergulha nas águas da memória e da identidade, a narrativa de Tudo é rio flui mesmo como um rio, entrelaçando passado e presente, personagens e lugares. A autora constrói uma teia de histórias que se entrelaçam, explorando a complexidade das relações humanas e a influência do tempo sobre as vidas das personagens. 

Com uma prosa envolvente, Carla Madeira cria uma atmosfera poética, onde as águas do rio refletem não apenas paisagens, mas também as transformações interiores dos protagonistas. Tudo é Rio é uma viagem literária cativante, repleta de nuances e significados que fluem como as águas inesgotáveis de um rio.

“O amor não é incondicional coisa nenhuma, tem suas fragilidades de matéria orgânica. Estraga, esgarça, rasga, inflama, acaba. E como acaba. É feito gente, depende do que vive”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *