Pular para o conteúdo
Início » Rubem Fonseca: vida e obra

Rubem Fonseca: vida e obra

Anúncio

Rubem Fonseca é um dos grandes escritores da Literatura Brasileira, conhecido por obras urbanas de forte realismo e atmosfera sombria.

Escritor de destaque na segunda metade do século XX, tem como protagonista de suas narrativas a violência das grandes cidades e personagens de perfis sociopatas.

Veja neste post um pouco da vida e da obra desse grande autor.

Anúncio

Quem é Rubem Fonseca?

Rubem Fonseca, ou José Rubem Fonseca, nasceu em 11 de maio de 1925, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Aos 8 anos de idade, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde passou a maior parte de sua vida.

Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRJ em 1948. Foi comissário de polícia, acessor da Light e colaborador do Ipês, até dedicar-se totalmente à literatura.

Anúncio

Casou-se com Théa Maud Komel com quem teve três filhos. E recebeu diversos prêmios por suas obras, como o Camões, o Jabuti (mais de uma vez), o Rulfo, o Machado de Assis, entre outros.

Rubem Fonseca morreu em 15 de abril de 2020, no Rio de Janeiro, aos 94 anos.

Características das obras de Rubem Fonseca

Rubem Fonseca é autor de obras classificadas como neorrealistas, marcadas pela forte presença da violência. A linguagem do autor é seca, direta e coloquial, retratando cenas explícitas de sexo, agressão e corrupção urbana.

Anúncio
Livro Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca

As histórias criadas pelo autor apresentam personagens perturbadoras do submundo carioca. São bandidos, sociopatas, policiais, prostitutas, advogados, delegados. Essas narrativas são cínicas e desencantadas, marcadas pela ironia e uma certa frieza.

Seus narradores são muitas vezes imorais e há um olhar cinematográfico no modo como as histórias são narradas.

Rubem Fonseca escreveu contos, romances, crônicas, roteiros e ensaios. Seus contos apresentam narrativas densas e violentas. Já as tramas dos romances têm um estilo realista e urbano e vão de relatos policiais a reflexões históricas e sociais.

Também escreveu roteiros para o cinema e a televisão e crônicas voltadas para o exercício da escrita e para a literatura.

Principais obras de Rubem Fonseca

Rubem Fonseca tem uma obra vasta em diversos gêneros textuais. Algumas ganharam grande destaque e foram adaptadas para os meios audiovisuais. Veja a seguir algumas delas.

Romances

O caso Morel (1973)

É o seu romance de estreia. Trama policial que tem como protagonista o detetive Mandrake, um de seus personagens que se tornaram famosos graças à transposição para o cinema. O cenário urbano do romance é marcado pela criminalidade e pela investigação policial.

Livro Agosto, de Rubem Fonseca

Agosto (1990)

Romance histórico que tem como pano de fundo o fim do governo Vargas e tem como trama a investigação de um crime por um detetive controverso, um anti-herói problemático e solitário.

Outros romances de sucesso são A grande arte (1983), Bufo & Spallanzani (1986), Vastas emoções e pensamentos imperfeitos (1988).

Contos

Lucia McCartney (1969)

Apresenta ao leitor o detetive Mandrake, personagem de grande sucesso e presente em outras de suas obras. Enredo urbano que lembra as manchetes policiais.

Lúcia é uma prostituta que se envolve com cliente ricos e enfrenta decepções amorosas e deslocamentos sociais.

Livro Lúcia McCartney, de Rubem Fonseca

Feliz Ano Novo (1975)

Expõe o choque entre vida cotidiana e violência urbana, com forte tensão social. O livro foi proibido durante a ditadura militar e só liberado em 1989 após processo judicial.

São desse livro os contos Passeio noturno I, Passeio noturno II e Nau catrineta. Três narrativas perturbadores e inesquecíveis do escritor.

O cobrador (1979)

Narrativas cruéis ambientadas no Rio de Janeiro dos anos de 1970, revelando o submundo marginal. Vencedor do prêmio Status, esse livro também foi censurado por seu caráter chocante e realista.

Conclusão

Rubem Fonseca é um dos principais escritores da literatura brasileira contemporânea. Suas narrativas traduzem o caos e a violência das grandes cidades e rompem com qualquer romantização da vida urbana.

Produziu contos e romances de grande destaque e muitos deles tornaram-se obras televisivas e filmes de sucesso no cinema.

Samira Mór é formada em Letras pela UFJF e Mestra em Literatura pela mesma instituição. É também professora das redes pública e privada há mais de trinta anos. Apaixonada por palavras e livros desde sempre, seu objetivo é partilhar com as pessoas o amor pela leitura e pelos livros.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *