Pular para o conteúdo
Início » Melhores livros para ler ainda em janeiro

Melhores livros para ler ainda em janeiro

  • Samira Mór 
Anúncio

Chegamos já à metade do mês de janeiro. Um mês que é de férias e descanso para muita gente. E um momento, assim, para relaxar, refletir e deixar a vida fluir. E é também uma feliz oportunidade de fazer boas leituras.

A literatura brasileira tem ótimas opções de livros para ler nas férias. Livros que emocionam, que fazem pensar sobre a vida, que nos trazem leveza e descontração e também aqueles que nos levam para outros universos e nos envolvem com histórias impactantes e profundas.

Neste artigo, veremos algumas boas sugestões para que você, meu caro leitor ou leitora, aproveite esse restinho de férias, além de outras boas atividades, lendo um bom livro.

Anúncio

Melhores livros para quem quer se emocionar

Ah livros que emocionam a literatura brasileira tem de montão! E é até difícil escolher apenas alguns para citar aqui. Mas é preciso escolher e relacionarei, então, alguns que são realmente ótimos nesse quesito e também em muitos outros.

Tudo é rio, de Carla Madeira

Já é até redundante citar essa obra, mas ela é realmente emocionante. Tudo é rio é uma história de amor cheia de complexidades e de surpresas. Suas personagens vivenciam o amor e a paixão com toda a intensidade que esses sentimentos exigem e enfrentam situações muito dolorosas também.

Anúncio
Livro Tudo é rio, de Carla Madeira, um dos melhores livros para ler ainda em janeiro

Dalva, Venâncio e Luci são personagens inesquecíveis e formam um triângulo amoroso inusitado e cheio de tensões. Cada um a seu modo, nos faz observar certos aspectos da vida e das relações afetivas.

A prosa de Carla Madeira, repleta de poesia, nos envolve e emociona. É realmente muito prazerosa essa leitura que nos enreda a ponto de não querermos largar o livro e que tem um final capaz de nos arrancar boas lágrimas.

Olhos d’água, de Conceição Evaristo

Uma coletânea de contos escritos por uma das grandes escritoras da literatura brasileira atual. O conto que dá nome ao livro é emocionante e nos coloca em um lugar que fala fundo à alma, a relação mãe e filho. No caso, uma filha que acorda no meio da noite angustiada por não se lembrar qual é a cor dos olhos de sua mãe.

Anúncio
Livro Olhos d'Água, de Conceição Evaristo

Além desse conto, realmente maravilhoso e emocionante, o livro traz outras histórias cativantes e também provocadoras e reflexivas, como “Ana Davenga”, “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos” ou “Lumbiá”.

Aqui no blog há um bom resumo desse livro, caso você queira saber mais sobre os seus contos.

Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, de Marçal Aquino

Outro romance sobre o amor e a paixão. Uma leitura repleta de sensualidade e de personagens curiosas e sedutoras. A prosa nos enreda em uma espécie de ziguezague indo do presente ao passado e nos mantendo nesse jogo com o tempo e com o que há de vir.

Livro Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, de Marçal Aquino

A personagem Lavínia tem um pouco da minha personagem preferida em toda a literatura brasileira, e que deve ser também a de muitos outros leitores, a Capitu do mestre Machado de Assis. E não tanto por semelhanças entre as duas em si, mas pelo modo como são vistas pelos homens que as amam.

O livro é narrado por um narrador em 1ª pessoa, o fotógrafo Cauby, que desfia diante de nossos olhos toda a sua paixão por uma mulher impossível para ele. Não por não poder tocá-la, mas por não poder viver livremente com ela. É uma boa história de amor com toda a certeza.

Melhores livros para quem quer pensar sobre a vida

Aqui também a seleção é bem difícil. Há inúmeras obras em nossa literatura capazes de nos levar a uma boa reflexão sobre a vida. Aliás, a literatura é sempre uma excelente ferramenta para quem quer pensar, uma grande fomentadora do pensamento.

O Alienista, de Machado de Assis

Sim. Ele não poderia ficar de fora dessa minha lista, o grande Machado de Assis, um dos meus autores preferidos de toda a vida. O Alienista é uma novela desse grande escritor que fala sobre a loucura.

Livro O alienista, de Machado de Assis, um dos melhores livros para ler ainda em janeiro

Seu protagonista, o médido Simão Bacamarte, é um estudioso da mente e do comportamento humano e decide, em uma cidadezinha do interior do estado do Rio, fundar um hospício, chamado por ele de Casa Verde.

Para a Casa Verde, o médico passa a levar todos aqueles que apresentam comportamentos destoantes do padrão de sanidade considerado por ele e por seus estudos. No decorrer da trama, o local vai ficando cada vez mais cheio e quase toda a cidade torna-se paciente do médico.

Bacamarte é, então, obrigado a rever suas pesquisas e a tomar uma atitude bastante inesperada. E também muito divertida, sob a perspectiva de quem está lendo o livro.

Essa é uma obra, como outras de Machado de Assis, repleta de ironia e de fortes reflexões sobre vaidade intelectual e sobre o poder dado àqueles que detém o conhecimento. É também uma boa oportunidade de pensar sobre os limites entre sanidade e loucura, entre normalidade e excentricidade.

A hora da estrela, de Clarice Lispector

Último livro escrito pela maravilhosa Clarice Lispector, A hora da estrela é uma narrativa que provoca profundas reflexões. Na verdade, podemos dizer que esse livro é composto por três narrativas que se entrelaçam.

Livro A hora da estrela, de Clarice Lispector

A história de Macabéa, uma moça nordestina, órfã de pai e mãe, que se muda para o Rio de Janeiro e consegue um trabalho como datilógrafa. No entanto, falta-lhe capacidade para exercer o trabalho e para lidar com outras questões básicas da vida.

Aliada à história da nordestina está a luta do narrador, Rodrigo S.M., com a própria escrita e as questões que o trabalho de escritor suscita. É ele quem escreve sobre a moça desamparada e despreparada para a vida na cidade grande. É ele também quem decidirá seu destino.

Uma terceira história emerge nas entrelinhas das duas outras histórias desse livro, a história da própria narrativa, ou da própria literatura. Amante da arte e da literatura, Clarice, através de Rodrigo S.M., tece uma reflexão profunda sobre a própria escrita e sobre o papel do escritor.

Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak

Essa sugestão nos faz sair do texto de ficção para uma obra ensaística que propõe uma reflexão sobre as nossas relações com a natureza e com os nossos semelhantes.

Livro Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak

Trata-se de uma série de ensaios escritos por Ailton Krenak, líder indígena e pensador contamporâneo, em que este critica a ideia de que o ser humano está separado do planeta e mostra como essa ruptura sustenta desigualdades, destruição ambiental e uma relação predatória com a vida.

Para Ailton, o fim do mundo não é uma catástofre futura, mas um processo já em curso, alimentado por um modelo de desenvolvimento que ignora os limites da terra. Mas o autor não limita a críticas, também propõe caminhos simbólicos e éticos para repensar nossa existência e recuperar o vínculo com a natureza.

É um livro que nos convida a repensar a maneira como vivemos, nos relacionamos uns com os outros e com o planeta em que vivemos. Um texto para ler aos poucos, em pequenos trechos. Uma leitura ideal para quem quer começar o ano pensando menos em metas externas e mais em significado, presença e reconexão.

Melhores livros para quem quer ler algo leve, mas inteligente

Eu amo ler crônicas. São textos curtos, cheios de provocações, que falam do dia a dia, divertem e também fazem pensar. Então, neste tópico, vou sugerir obras de três cronistas que eu gosto muito de ler.

Canalha!, de Fabrício Carpinejar

Esse é um dos muitos livros desse escritor carismático e provocador. É uma coletânea de crônicas que observam, com sensibilidade e ironia, os desencontros da vida amorosa, os tropeços do amor e as contradições humanas que atravessam os relacionamentos.

Livro Canalha!, de Fabricio Carpinejar, um dos melhores livros para ler ainda em janeiro

Como acontece frequentemente nas leituras de crônicas em geral, há nos textos do livro um convite para que nos reconheçamos nas situações narradas: escolhas mal feitas, afetos mal resolvidos, silêncios que dizem mais do que palavras.

É uma leitura leve, envolvente e fácil de acompanhar, ideal para quem busca um livro que converse com as emoções sem pesar. Canalha! é um daqueles livros que se lê aos poucos, em pausas do dia e faz pensar sobre amor, limites, amadurecimento e o modo como lidamos com os outros e principalmente com nós mesmos.

Doidas e santas, de Martha Medeiros

Uma das minhas autoras preferidas da vida! Qualquer livro de Martha Medeiros será algo prazeroso de ler. Doidas e santas foi um dos primeiros que li e sempre volto a ele para reler suas crônicas repletas de humor, ironia e muita leveza.

Livro Doidas e santas, de Martha Medeiros

Seus textos falam sobre o cotidiano, os afetos, as inquietações e os pequenos conflitos que fazem parte da vida de qualquer pessoa. E abordam temas como amor, solidão, autoestima, amadurecimento e busca por equilíbrio em meio às exigências do dia a dia.

Com uma escrita clata e acolhedora, Martha transforma situações comuns em reflexões que nos convidam a olharmos para nós mesmos com mais gentileza. Não há a intenção de oferecer respostas prontas, mas de compartilhar dúvidas, sensações e aprendizados.

Uma ótima opção de leitura para quem quer pensar sobre a vida, os sentimentos e os próprios caminhos com mais sensibilidade, humor e humanidade.

Ai de ti, Copacabana, de Rubem Braga

Considerado um mestre da crônica brasileira, Rubem Braga é outro escritor que tem uma longa lista de ótimos livros. Seus textos permanecem em nossa memória, tornam-se parte mesmo do nosso imaginário e sempre agradam a quem os lê.

Livro Ai de ti, Copacabana, de Rubem Braga

Em Ai de ti, Copacabana, encontramos crônicas que observam o cotidiano com delicadeza, lirismo e um olhar profundamente humano.Ambientados, em grande parte, no Rio de Janeiro, os textos captam cenas simples da vida urbana: encontros, memórias, paisagens e pequenos instantes quase imperceptíveis.

Rubem Braga tem o poder de transformar o comum em poesia, de nos tirar um sorriso dos lábios, de deixar a história morando um bom tempo na nossa cabeça, de nos emocionar e também de nos fazer chorar.

Melhores livros para quem quer uma história envolvente

Este tópico é o das leituras que mexem com o nosso imaginário, que nos colocam em lugares e situações empolgantes ou nos apresentam uma realidade nova. São aquelas leituras envolventes e que nos deixam matutando por um bom tempo sobre o destino das personagens e o contexto em que vivem.

Torto arado, de Itamar Vieira Júnior

Torto arado é um romance sobre raízes, pertencimento e as relações familiares. As irmãs Bibiana e Belonísia vivem em uma comunidade rural no sertão da Bahia, onde a vida é marcada pelo trabalho duro, pelo silêncio e por tradições que atravessam gerações.

Livro Torto arado, de Itamar Vieira Junior, um dos melhores livros para ler ainda em janeiro

A partir de um acontecimento decisivo e chocante, a narrativa se desenrola revelando o amadurecimento, os afetos, os conflitos, perdas e resistência das personagens. E somos levados para um universo em que o passado pesa, mas também ensina e onde a luta por dignidade se mistura à necessidade de permanecer e existir.

Uma história emocionante que nos faz pensar sobre a vida, sobre o lugar que ocupamos no mundo, sobre a importância dos laços familiares e sobre as heranças – visíveis e invisíveis – que carregamos.

Dois irmãos, de Milton Hatoum

Outro romance sobre as relações familiares e o que elas representam. Esse livro traz a história de uma família marcada pela forte rivalidade entre dois irmãos gêmeos, cujas diferenças moldam o destino de todos ao redor.

Livro Dois irmãos, de Milton Hatoum

Narrado por Nael, filho da empregada da casa e alguém que vive à margem dos acontecimentos, o livro vai revelando para nós, pouco a pouco, relações atravessadas por amor, ressentimento, ciúme e incompreensão.

A casa torna-se um espaço de tensões contantes onde os conflitos nunca se resolvem completamente e há sempre um silêncio carregado de coisas não ditas. Yaqub e Omar, embora muito semelhantes na fisionomia, crescem cada vez mais distantes, apresentando comportamentos muito diferentes.

Yaqub é o irmão mais velho, reservado, disciplinado e racional. Omar é o mais novo, impulsivo, boêmio e instável. E é essa oposição de temperamentos que sustenta a tensão central do romance e marca profundamente a história da família.

Uma leitura sem dúvida inesquecível, embora mais densa e cheia de nuances. E é um livro interessante de se ler e depois assistir à novela inspirada nessa obra de Hatoum e protagonizada por Cauã Reymond.

A cabeça do santo, de Socorro Acioli

Esse é um livro muito leve e divertido. A obra se encaixa no chamado realismo mágico e com delicadeza e humor nos fala de fé, afetos e recomeços.

Livro A cabeça do santo, de Socorro Acioli

O protagonista é Samuel, um jovem que chega a uma pequena cidade do sertão cearense em busca de um sentido para a própria vida. Ele encontra abrigo dentro da cabeça oca de uma estátua de santo inacabada.

A partir dessa situação inusitada, outras personagens vão surgindo com suas histórias, desejos e esperanças. Samuel, dentro da cabeça do santo, ouve as preces das mulheres apaixonadas da cidade, tornando-se um observador sensível das dores e expectativas alheias.

Assim, o livro nos leva a pensar na importância da escuta, da compreensão dos dilemas do outro e da fé não só no que é divino, mas também e principalmente nas pessoas ao nosso redor e em nós mesmos.

Conclusão

Enfim, eu desejo, meu caro leitor e leitora, que os últimos dias deste primeiro mês do ano seja feito de boas escolhas em geral e de livros e leituras em particular. Espero que estas sugestões que apresentei neste artigo lhe agradem ou, pelo menos, lhe inspirem a outras leituras.

E que a leitura seja uma das boas práticas deste ano que se inicia em sua vida. Continue acompanhando os artigos aqui no blog e até o próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *