Um texto narrativo é aquele que conta uma história, um fato ou acontecimento. Como Literatura, o texto narrativo pode ser um conto, uma novela ou um romance.
Todo texto narrativo apresenta determinados elementos que são fundamentais para a sua construção. Os elementos da narrativa são: enredo, narrador e foco narrativo, personagens, tempo e espaço.
Vejamos cada um desses elementos a seguir.
Enredo
Também chamado de trama, o enredo é a história propriamente dita. Ou a sequência de ações que se encadeiam, de acontecimentos que constituem a história narrada.
O enredo pode ser linear, quando segue, sem interrupções, a sequência de princípio, meio e fim. Ou pode ser alinear, quando há a interrupção dessa sequência ou a inversão da ordem desses princípios.
De qualquer forma, o elemento principal de uma narrativa é o conflito. Sem ele, não há história. E o enredo narrativo sempre partirá dele e se desenvolverá em torno dele.
Em um enredo, ou narrativa, linear, a ordem dos fatos é: início da história (apresentação das personagens e do cenário) – conflito – complicação do conflito – clímax (momento de maior tensão da história) – resolução do conflito – desfecho ou final da história.
Narrador e Foco Narrativo
O narrador é a peça-chave de uma narração. Sem ele não tem como termos uma história ou narrativa, uma vez que é ele quem nos relata os fatos. O modo como ele faz isso é fundamental para o entendimento e o sucesso da narrativa.
Existem várias formas de se contar uma história e isso determina o tipo de narrador, ou de narração, apresentado. Basicamente, há três tipos de narrador:
- narrador-personagem: é aquele que participa da história, é um dos personagens da trama e sua percepção dos fatos é limitada por aquilo que presenciou ou sabe; nesse caso, dizemos que o foco narrativo está em 1ª pessoa;
- narrador-observador: é aquele que não participa da história narrada, apenas relata os fatos por ele observados, sua percepção também é limitada aos aspectos exteriores do acontecimento; nesse caso, dizemos que o foco narrativo está em 3ª pessoa;
- narrador-onisciente: é aquele que não participa da história e sabe tudo o que está acontecendo, inclusive, o que se passa dentro das personagens, seus pensamentos e sentimentos; aqui também o foco narrativo é a 3ª pessoa.
Você também pode gostar de ler esse outro artigo aqui.
Personagens
Personagens são as pessoas que participam da história diretamente. Elas podem ser de três tipos:
- Protagonista: é a personagem principal, em torno da qual gira toda a trama, ou enredo; o protagonista é também chamado, como nas novelas e filmes românticos, de mocinho ou mocinha da história.
- Antagonista: é a personagem ou situação que trabalha contra o protagonista; pode ser chamado de vilão e, muitas vezes, é associado a algo ruim.
- Personagens secundárias: são personagens de menor relevância na trama, mas agem e participam dela.
Tempo
O tempo em uma narrativa é aquele em se passa a trama, em que as ações decorrem. Esse tempo pode ser delimitado, explícito, como nos romances históricos, por exemplo, em que a época em que a história se passa é fundamental para o enredo construído.
Ou pode ser simplesmente o tempo em que a história acontece, a duração dessa história. Nesse caso, há dois tipos de tempo:
- tempo cronológico: é o tempo marcado pelo relógio, ou seja, a duração de um dia, por exemplo;
- tempo psicológico: é aquele relacionado ao modo como a personagem percebe o tempo e é muito mais ditado pelo mundo interior dessa personagem do que pelo tempo externo, marcado pelo relógio.
Cenário
Também chamado de espaço ou lugar da narrativa, o cenário é onde os fatos se desenrolam, onde a história acontece.
O cenário pode ser bem delimitado e explícito quando é relevante para a história contada. Ou não, caso não seja importante para os acontecimentos definir o lugar em que acontecem.
Pode também ser classificado como:
- físico: quando é explicitado e descrito na história, por exemplo, uma escola, uma determinada cidade, uma casa, ou algum outro ambiente relevante para os fatos narrados;
- psicológico: quando o espaço externo não é delimitado e importam mais as influências de um determinado ambiente no interior da personagem.
Conclusão
Vimos rapidamente, neste artigo, quais são os elementos que compõem uma narrativa. Todos eles são importantes para que uma história seja bem contada.
É também importante que saibamos quais são esses elementos e seu papel dentro do texto para que compreendamos melhor a história narrada.
Você também pode gostar de ler esse outro artigo aqui.