Rubem Fonseca é um dos grandes escritores da Literatura Brasileira, conhecido por obras urbanas de forte realismo e atmosfera sombria.
Escritor de destaque na segunda metade do século XX, tem como protagonista de suas narrativas a violência das grandes cidades e personagens de perfis sociopatas.
Veja neste post um pouco da vida e da obra desse grande autor.
Quem é Rubem Fonseca?
Rubem Fonseca, ou José Rubem Fonseca, nasceu em 11 de maio de 1925, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Aos 8 anos de idade, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde passou a maior parte de sua vida.
Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRJ em 1948. Foi comissário de polícia, acessor da Light e colaborador do Ipês, até dedicar-se totalmente à literatura.
Casou-se com Théa Maud Komel com quem teve três filhos. E recebeu diversos prêmios por suas obras, como o Camões, o Jabuti (mais de uma vez), o Rulfo, o Machado de Assis, entre outros.
Rubem Fonseca morreu em 15 de abril de 2020, no Rio de Janeiro, aos 94 anos.
Características das obras de Rubem Fonseca
Rubem Fonseca é autor de obras classificadas como neorrealistas, marcadas pela forte presença da violência. A linguagem do autor é seca, direta e coloquial, retratando cenas explícitas de sexo, agressão e corrupção urbana.

As histórias criadas pelo autor apresentam personagens perturbadoras do submundo carioca. São bandidos, sociopatas, policiais, prostitutas, advogados, delegados. Essas narrativas são cínicas e desencantadas, marcadas pela ironia e uma certa frieza.
Seus narradores são muitas vezes imorais e há um olhar cinematográfico no modo como as histórias são narradas.
Rubem Fonseca escreveu contos, romances, crônicas, roteiros e ensaios. Seus contos apresentam narrativas densas e violentas. Já as tramas dos romances têm um estilo realista e urbano e vão de relatos policiais a reflexões históricas e sociais.
Também escreveu roteiros para o cinema e a televisão e crônicas voltadas para o exercício da escrita e para a literatura.
Principais obras de Rubem Fonseca
Rubem Fonseca tem uma obra vasta em diversos gêneros textuais. Algumas ganharam grande destaque e foram adaptadas para os meios audiovisuais. Veja a seguir algumas delas.
Romances
O caso Morel (1973)
É o seu romance de estreia. Trama policial que tem como protagonista o detetive Mandrake, um de seus personagens que se tornaram famosos graças à transposição para o cinema. O cenário urbano do romance é marcado pela criminalidade e pela investigação policial.

Agosto (1990)
Romance histórico que tem como pano de fundo o fim do governo Vargas e tem como trama a investigação de um crime por um detetive controverso, um anti-herói problemático e solitário.
Outros romances de sucesso são A grande arte (1983), Bufo & Spallanzani (1986), Vastas emoções e pensamentos imperfeitos (1988).
Contos
Lucia McCartney (1969)
Apresenta ao leitor o detetive Mandrake, personagem de grande sucesso e presente em outras de suas obras. Enredo urbano que lembra as manchetes policiais.
Lúcia é uma prostituta que se envolve com cliente ricos e enfrenta decepções amorosas e deslocamentos sociais.

Feliz Ano Novo (1975)
Expõe o choque entre vida cotidiana e violência urbana, com forte tensão social. O livro foi proibido durante a ditadura militar e só liberado em 1989 após processo judicial.
São desse livro os contos Passeio noturno I, Passeio noturno II e Nau catrineta. Três narrativas perturbadores e inesquecíveis do escritor.
O cobrador (1979)
Narrativas cruéis ambientadas no Rio de Janeiro dos anos de 1970, revelando o submundo marginal. Vencedor do prêmio Status, esse livro também foi censurado por seu caráter chocante e realista.
Conclusão
Rubem Fonseca é um dos principais escritores da literatura brasileira contemporânea. Suas narrativas traduzem o caos e a violência das grandes cidades e rompem com qualquer romantização da vida urbana.
Produziu contos e romances de grande destaque e muitos deles tornaram-se obras televisivas e filmes de sucesso no cinema.
Samira Mór é formada em Letras pela UFJF e Mestra em Literatura pela mesma instituição. É também professora das redes pública e privada há mais de trinta anos. Apaixonada por palavras e livros desde sempre, seu objetivo é partilhar com as pessoas o amor pela leitura e pelos livros.
