Pular para o conteúdo
Início » Dez melhores livros de Jorge Amado

Dez melhores livros de Jorge Amado

Anúncio

Jorge Amado é considerado um dos maiores escritores de nossa literatura. Esse grande contador de histórias escreveu vários romances retratando sua terra, sua gente e suas crenças.

Muitas dessas obras alcançaram o grande público através do cinema e da televisão, em filmes, séries e novelas de sucesso. Afirmar que existem dez melhores livros de Jorge Amado é reduzir sua genialidade e a grandeza de sua obra.

Ainda assim, ao fazer uma lista, acabamos por ter que fazer uma escolha. Aqui, nessa seleção, tomei como critérios, então, a popularidade das obras e a minha experiência com a leitura desse mestre das letras.

Anúncio

Caso você, caro leitor, se lembre de algum romance de que goste e que não está na relação a seguir, deixe nos comentários e colabore para enriquecer ainda mais essa nossa lista.

Dez melhores livros de Jorge Amado

Vejamos, então, dez livros de Jorge Amado que nos impactam pela riqueza cultural e social de seus enredos e pela beleza de sua linguagem. Coloquei esses romances não em uma ordem histórica, ou seja, de acordo com o ano em que foram publicados.

Anúncio

Ao invés disso, optei por relacioná-los afetuosamente, colocando-os em uma ordem que expressa o prazer que tive com a leitura de cada uma delas.

Capitães da Areia

Esse é o primeiro dessa lista porque é, de todos, o que mais me impressionou e pelo qual tenho um carinho especial. É também, dentro da minha experiência como professora, uma das leituras preferidas de meus alunos, jovens entre 14 e 17 anos.

Capitães da areia é um romance poderoso que narra a vida de um grupo de meninos de rua, órfãos e abandonados, que sobrevivem de golpes e pequenos assaltos nas ruas de Salvador. Esses meninos moram em um velho trapiche abandonado nas areias da praia.

Anúncio
Capitães da areia, cena do filme
Cena do filme Capitães da areia

O livro nos apresenta personagens inesquecíveis, como Pedro Bala, João Grande e Dora. E nos mostra a difícil realidade das crianças colocadas em situações de rua. Além disso, nos faz pensar sobre a atualidade, infelizmente, dessa realidade.

É um livro que denuncia a desigualdade e a exclusão social, demonstrando o abandono e a fragilidade dos meninos. Mas também celebra a força da solidariedade, do amor e da esperança.

Gabriela Cravo e Canela

Livro que habita minha memória desde a infância, ainda que só o tenha lido na fase adulta.

Conheci Gabriela através da TV, em uma novela transmitida pela rede Globo, da qual eu assistia mais os anúncios nos intervalos da programação diurna do que os capítulos mesmo. Estes passavam no horário nobre, às nove horas da noite e muitas vezes eu, criança, já estava dormindo.

Cena da novela Gabriela
Cena da novela Gabriela

Ainda, assim, essa personagem carismática e sedutora ficou marcada em minha memória e, mais tarde, quando li o livro, ganhou ainda mais corpo e graça.

Gabriela, cravo e canela é um dos livros mais famosos de Jorge Amado. Ambientado na Ilhéus de 1920, durante o auge do ciclo do cacau, a obra conta a história de Gabriela, retirante que chega à cidade, causando grande rebuliço.

Ela consegue um emprego como cozinheira no bar Vesúvio, conquista o coração do dono, o turco Nacib, e também a admiração dos frequentadores do estabelecimento. Além disso, a vitalidade de Gabriela impressiona toda a cidade.

Outros personagens chamam a atenção na trama, como Sinhazinha e o Coronel Jesuíno. Através desse casal, vemos como a submissão da mulher, no contexto da época, é sufocante e até assustador.

Gabriela, cravo e canela mistura romance, política e crítica social, com bastante humor e sensualidade. É uma leitura inesquecível e saborosa.

Dona Flor e Seus Dois Maridos

Outra obra que conheci primeiro através da televisão. Essa também vi mais os anúncios porque passava ainda mais tarde e não recomendada para crianças. Bem mais tarde, li o livro, que foi uma experiência deliciosa, e assisti à segunda adaptação da obra pela TV.

Dona Flor e seus dois maridos é uma comédia de costumes que conta a história de Flor, uma professora de culinária dividida entre dois amores. O primeiro marido, Vadinho, com quem viveu uma paixão avassaladora. E o segundo, Teodoro, por quem sente carinho e admiração.

Cena do filme Dona Flor e seus dois maridos
Cenas do filme Dona Flor e seus dois maridos

Um elemento bastante interessante que surge como pano de fundo desta obra é o Carnaval. Símbolo de alegria, mas também de subversão, é em um Carnaval que Vadinho morre, deixando Flor viúva.

No entanto, ela nunca o esquece. Casa-se novamente com Teodoro, mas a lembrança do primeiro marido a persegue. Até que Vadinho, ou o seu fantasma, surge realmente e o triângulo amoroso se instaura.

Dona Flor e seus dois maridos é um romance que celebra o amor, o desejo e a paixão e a cultura baiana.

Tieta do Agreste

Este é outro dos livros de Jorge Amado que conheci, primeiro, pela TV. Nesse romance, temos uma mulher forte, corajosa e capaz de desafiar a comunidade onde cresceu.

Sua personalidade forte e sua vida vista como escandalosa faz com que, em sua juventude, ela seja expulsa de sua cidade natal. No entanto, Tieta volta, anos depois, rica e poderosa, pronta para revolucionar os costumes e a vida pacata de Santana do Agreste.

Cena da novela Tieta
Cena da novela Tieta

Esse romance é uma grande sátira, mordaz e divertida, cheia de personagens inesquecíveis e um retrato vívido do interior da Bahia.

Tereza Batista Cansada de Guerra

Essa obra foi adaptada para a televisão em uma minissérie da Rede Globo. Foi assim que tive meu primeiro contato com esse livro de Jorge Amado. E me encantei pela personagem, Tereza.

Jorge Amado tem a capacidade de nos apresentar a personagens femininas de grande carisma. São mulheres fortes, admiráveis, belas e sedutoras.

Em Tereza Batista cansada de guerra observamos a trajetória de Tereza Batista, uma mulher forte e corajosa do sertão baiano que se torna uma famosa prostituta em Ilhéus.

Cena da minissérie Tereza Batista
Cena da minissérie Tereza Batista

No entanto, ela não é uma cortesã comum, Tereza é uma figura mítica. Ela é uma heroína popular que luta por justiça e liberdade, enfrentando a opressão, a violência e a hipocrisia da sociedade.

Através de Tereza, o autor aborda temas como a condição feminina, a exploração social, a corrupção, a solidariedade e a capacidade de superação do povo brasileiro.

A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água

Essa é, para mim, uma das obras mais divertidas de Jorge Amado. Também adaptada para o audiovisual, tornou-se uma de suas obras mais populares e aclamadas.

O livro caracteriza-se pelo humor irreverente e pela profunda reflexão sobre a vida e a morte. Também é uma crítica mordaz à hipocrisia social e às convenções, celebrando a liberdade individual, a autenticidade e a camaradagem.

O enredo tem como protagonista Quincas Berro D’Água, ex-funcionário público, respeitável e de vida pacata que, em determinado momento da vida, abandona tudo para virar um boêmio que vive nas ruas e nos bares do cais do Salvador.

cena do filme Quincas Berro D'Água
Cenas do filme Quincas Berro D’Água

Quincas torna-se, assim, uma figura lendária entre os marginalizados até que é encontrado morto em sua cama. A família tenta resgatar uma imagem de decência e respeito para o velório, arrumando-o e preparando-o para um funeral digno.

No entanto, os antigos companheiros de farra chegam e roubam o corpo de Quincas, levando-o para uma última aventura pela madrugada de Salvador.

Mar Morto

Mar morto nos apresenta ao universo dos saveiristas e estivadores do cais de Salvador, na Bahia. A obra tem como protagonista um jovem e destemido mestre de saveiro chamado Guma.

Ele vive um amor intenso por Lívia, uma mulher forte e sonhadora. Juntos, eles enfrentam os desafios e as belezas da vida à beira-mar, marcada pela dureza do trabalho, pela pobreza e pelas inconstâncias do mar.

Cena da novela Porto dos milagres
Cena da novela Porto dos Milagres, inspirada no romance Mar Morto

Esse romance também foi adaptado para a TV em uma novela. Foi também assim que entrei em contato com esse livro de Jorge Amado. O elemento de destaque, para mim, nesse romance é o mar. Ele é o gerador dos conflitos que regem a trama.

O mar é sustento e destino das personagens. E o autor, através da história delas, compõe um painel da cultura local, onde a religiosidade popular, o candomblé, e a devoção à rainha do mar, Iemanjá, entrelaçam-se à vida cotidiana.

Tenda dos Milagres

Outro livro de Jorge Amado adaptado para a TV em uma novela de grande sucesso. A obra tem como centro a vida e a obra de Pedro Arcanjo, um homem negro, autodidata, poeta, capoeirista e intelectual do povo.

A história começa com uma pesquisa feita pelo personagem Fausto Pena. Estudioso da miscigenação brasileira, ele descobre a figura esquecida de Pedro Arcanjo e passa a investigar sua história.

Cena da novela Porto dos milagres
Cena da novela Porto dos Milagres, inspirada no romance Tenda dos Milagres

Arcanjo viveu na primeira metade do século XX e dedicou-se a estudar e a registrar as tradições, os costumes, o candomblé, a culinária, a música e a sabedoria popular. Defendeu a cultura negra e o sincretismo religioso, sofrendo preconceito e repressão por causa disso.

Tendas dos milagres é um livro cheio de personagens coloridas e de alegria e convida o leitor para um mergulho no universo vibrante da Bahia.

Jubiabá

Esse é um dos primeiros livros escritos por Jorge Amado e traz já a força de sua prosa e a paixão por temas sociais e culturais.

O enredo tem como protagonista Antônio Balduíno, jovem negro, órfão, que cresceu nas ruas de Salvador. Criado pela tia e influenciado pelas história de Jubiabá, um velho pai de santo e mestre de capoeira, Balduíno torna-se um ícone da malandragem e de resistência.

Cena do filme Jubiabá
Cena do filme Jubiabá

Ao longo do romance, Antônio Balduíno vive como malandro, poeta, músico e estivador e experimenta paixões intensas e proibidas. Navega entre a dureza da vida nas ruas e a vibrante musicalidade e religiosidade afro-brasileira.

Terras do Sem-Fim

Esse é um dos mais poderosos livros de Jorge Amado. Narra a disputa de terras durante o ciclo do cacau na Bahia. A obra nos leva para as regiões cacaueiras do sul da Bahia no início do século XX, um período de expansão brutal e conflitos agrários sangrentos.

O enredo centraliza-se na disputa pela posse de vastas extensões de mata virgem, as “terras do sem-fim”, ainda não desbravadas e cobiçadas pelos coronéis do cacau.

Cena da novela Terras do Sem-fim
Cena da novela Terras do Sem-Fim

Essa guerra tem dois lados, basicamente. De um lado, estão os Badaró e, de outro, os Horácio da Silveira. Os dois travam uma guerra implacável pelas terras, utilizando jagunços, traições e assassinatos para alcançar seus objetivos.

No meio desse cenário de violência e ambição, personagens como o advogado Dr. Virgílio Cabral, a bela e ambígua Dona Jussara, e o aventureiro Sinhô Badaró se destacam. O autor explora a ganância, a corrupção, a exploração dos trabalhadores e a desintegração moral provocada pela busca desenfreada por riqueza.

Terras do Sem-Fim é um retrato vívido de uma época de formação social e econômica, onde a lei do mais forte imperava. Jorge Amado expõe as entranhas de um sistema agrário injusto, ao mesmo tempo em que descreve a beleza selvagem da natureza e a complexidade humana de seus personagens.

Conclusão

Como vimos, Jorge Amado escreveu obras grandiosas e memoráveis. Muitas delas tornaram-se famosas através dos meios audiovisuais, como o cinema e a TV.

Reunimos aqui dez livros de Jorge Amado que são, para nós, os melhores do autor. Alguns deles, como Capitães da Areia e Gabriela, cravo e canela, estão entre as minhas leituras preferidas da vida.

E, você, caro leitor? Qual dessas histórias você, como eu, conheceu primeiro através da televisão ou do cinema? Há algum livro de Jorge Amado que eu não tenha colocado nesta seleção que você queira sugerir? Deixe nos comentários.

Samira Mór é formada em Letras pela UFJF e Mestra em Literatura pela mesma instituição. É também professora das redes pública e privada há mais de trinta anos. Apaixonada por palavras e livros desde sempre, seu objetivo é partilhar com as pessoas o amor pela leitura e pelos livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *