O ano de 2024 está terminando e fazem parte desse momento as famosas listas de produtos mais vendidos do ano. Como este é um blog sobre livros e literatura, nada mais apropriado que trazermos aqui a nossa lista de dez livros de literatura brasileira mais vendidos na Amazon em 2024.
São obras publicadas nos últimos anos e que ganharam destaque este ano devido ao grande interesse dos usuários da loja por elas. São também livros de autores já consagrados pela crítica e pelo público em geral.
É importante ressaltar que a lista está ordenada de forma aleatória. Nossa intenção é trazer obras da literatura brasileira que tiveram destaque este ano e são ótimas opções de leitura.
Na verdade, esta é a segunda lista que fazemos sobre esse tema. Isso se deve ao fato de que, felizmente, temos uma quantidade muito grande de ótimos autores e obras produzidas nos últimos anos e que tiveram grande repercussão em 2024. Ou seja, o assunto não se esgota. E que bom que é assim!
Vejamos então essa nossa nova lista de dez livros da literatura brasileira mais vendidos em 2024. Esperamos que você, caro leitor, aprecie e deixe o seu comentário caso já tenha lido algum deles ou tenha ficado interessado em ler.
Nossa lista de dez livros da literatura brasileira mais vendidos na Amazon em 2024
A vida invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha
Inspirado na vida de inúmeras mulheres que viveram nos anos 40 do século passado, A vida invisível de Eurídice Gusmão traz uma história divertida e bastante realista.
Eurídice Gusmão é uma mulher dedicada à família que passa seus dias abdicando de si mesma em prol da harmonia de seu lar.
Além da vida quase invisível dessa mulher, o livro ainda traz outras personagens curiosas e muito parecidas com pessoas que conhecemos durante nossas próprias vidas. São os vizinhos de Eurídice: o solteirão, a fofoqueira, o velho supertiscioso.
Com ironia e humor, Martha Batalha nos leva a refletir sobre a condição da mulher na sociedade brasileira, tanto a das mulheres de ontem, nossas avós e bisavós, quanto a nossa, hoje.
Publicado em 2016, A vida invisível de Eurídice Gusmão foi finalista do prêmio São Paulo de Literatura, semifinalista do prêmio Oceanos e teve seus direitos vendidos para mais de onze países.
Além disso, o livro foi transformado em filme com o mesmo título, dirigido por Karim Aïnouz e tendo a participação de Fernanda Montenegro no elenco.
Compre esse livro aqui.
Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva
Obra autobiográfica do escritor Marcelo Rubens Paiva, Ainda estou aqui tem como foco a vida de Eunice Paiva, mãe do autor, e as duas das lutas que trava na vida: a busca por justiça para o marido morto e o enfrentamento da doença de Alzheimer.
Rubens Paiva, pai de Marcelo e marido de Eunice, desapareceu durante os anos de chumbo da ditadura militar no Brasil. Rubens foi levado da própria casa para interrogatório e nunca mais retornou.
A própria Eunice foi interrogada e detida por dias em uma prisão militar. Mas, apesar do sofrimento causado pela falta de informações sobre o marido e por sua ausência nos anos que se seguiram, Eunice nunca desistiu de encontrá-lo e lutou bravamente para criar os filhos.
Ela estudou, formou-se advogada e lutou por causas sociais importantes. Conseguiu, finalmente, uma resposta do governo sobre a morte do marido. E, em seus anos finais de vida, enfrentou outro antagonista cruel, o Alzheimer.
Ainda estou aqui nos dá um panorama dos horrores dos piores anos da ditadura, mas também nos traz um belo retrato das relações familiares e do amor. É uma declaração, inclusive, do amor do autor pela mãe.
Essa obra, publicada em 2015, também ganhou as telas e conquistou o público durante este ano. O filme Ainda estou aqui, dirigido por Walter Salles, foi aplaudido de pé no Festival de Cinema de Veneza e está entre os indicados para o Globo de Ouro.
Compre esse livro aqui.
A cabeça do santo, de Socorro Acioli
Outro dos dez livros da literatura brasileira mais vendidos em 2024 na Amazon é A cabeça do santo, de Socorro Acioli. O protagonista, Samuel, recebe da mãe à beira da morte uma incumbência: ir ao encontro do pai e da avó que não conhece.
Ele parte, então, em uma jornada pelo sertão cearense debaixo de uma série de provações até chegar à pequena cidade de Candeia. Ali, encontra abrigo dentro da cabeça de uma enorme imagem de Santo Antônio curiosamente separada do corpo.
Abrigado nesse lugar tão inusitado, Samuel começa a ouvir uma profusão de vozes femininas. Todas pedem casamento a Santo Antônio ou que a divindade resolva seus problemas de amor.
O rapaz faz amizade com Francisco e os dois resolvem explorar o dom de Samuel, atendendo aos pedidos por ele ouvidos. Logo a cidade, antes pacata e mesmo abandonada, vai ganhando vida ao atrair pessoas de todas as partes interessadas no poder do moço de resolver questões amorosas.
E também o coração de Samuel será tocado ao se apaixonar por uma das vozes que ele ouve dentro da cabeça do santo.
Compre esse livro aqui.
Uma mulher no escuro, de Raphael Montes
Publicado em 2019, Uma mulher no escuro, de Raphael Montes, narra a história de Victória Bravo, uma moça assombrada por um passado terrível.
Aos quatro anos, Victoria viu os seus pais e o seu irmão serem assassinados dentro de casa. O assassino, um jovem de dezessete anos, ainda pichou os rostos da família com tinta preta.
Victoria cresceu e tornou-se uma moça tímida e desconfiada, com sérias dificuldades para se relacionar com as pessoas. Ainda assim, consegue reunir ao seu redor três homens que parecem se aproximar dela para ajudar.
Esse é um romance de suspense como outros escritos por Raphael Montes, escritor já reconhecido no gênero. Em suas obras, é comum as coisas não serem o que parecem. E o livro surpreende o leitor com reviravoltas chocantes.
A escrita é envolvente, divertida e sensual. Apesar do escritor criar personagens cruéis e cenas por vezes repugnantes, é um verdadeiro deleite ler seus livros.
Compre esse livro aqui.
A natureza da mordida, de Carla Madeira
Terceiro livro de Carla Madeira, A natureza da mordida foi publicado em 2022 e, como em Tudo é rio e Véspera, conquistou o público por sua escrita fluida e envolvente.
Trata-se de uma história sobre amizade. E também sobre os grandes dramas e questões humanas. Tudo começa quando a psicanalista Biá encontra Olívia, uma jovem jornalista, em um sebo.
Esse será o primeiro de muitos encontros entre as duas mulheres. A primeira oferecendo provocações e um bom ouvido para que a segunda reflita sobre a própria vida e, aos poucos, vamos conhecendo o que aconteceu às duas.
Carla Madeira é considerada um dos maiores nomes da literatura nacional contemporânea e esse livro, como os anteriores, nos cativa desde o início, nos envolvendo em uma trama surpreendente.
Compre esse livro aqui.
O avesso da pele, de Jeferson Tenório
Continuando nossa lista de dez livros da literatura brasileira mais vendidos em 2024 na Amazon, temos O avesso da pele, de Jeferson Tenório. O livro traz a história do professor Henrique contada por seu filho, Pedro, numa perspectiva interessante, uma espécie de interlocução.
Pedro frequentemente se dirige a Henrique, seu pai morto por policiais, numa tentativa de tentar entender a sua própria tragédia.
Henrique é, portanto, o protagonista da história. E Pedro volta à infância e juventude do pai, seus relacionamentos, sua carreira como professor, suas dificuldades de homem negro nascido no sul do país.
Ao contar a história do pai, Pedro também fala de si mesmo e de sua mãe, Marta. E vamos conhecendo a trajetória de amor e dor dessa família. Ao mesmo tempo em que refletimos sobre questões sociais importantes e dolorosas de nosso pais, como o racismo e a injustiça social.
Uma obra impactante sobre o amor de um filho por seu pai, sobre a busca das origens, e também sobre racismo, injustiça e dos descasos com a educação pública no Brasil.
Compre esse livro aqui.
Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo
Publicado em 2018, Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo é outra leitura imperdível. Um livro divertido mas que ao mesmo tempo nos leva a refletir sobre vários temas importantes do nosso próprio dia a dia e de nossa cultura.
O protagonista dessa obra é Fio Jasmim, um jovem ajudante de maquinista, prestes a se casar com Pérola Maria. Ainda assim, o rapaz se envolve em vários relacionamentos rápidos pelas cidades pelas quais vai passando em suas várias viagens de trem.
Cada moça que encontra e com a qual se envolve tem também um papel importante na história. Através delas, e de Fio Jasmim, vamos percebendo um painel das relações de gênero se formando.
Fio é o homem negro que conquista o coração das jovens moças e cumpre o papel que se espera dele: levar felicidade a elas, ainda que apenas momentaneamente.
As moças, por sua vez, deixam-se envolver pelo belo rapaz e têm suas vidas transformadas por ele. Mas nem sempre as consequências são positivas. Fio Jasmim também é capaz de causar muita dor por onde passa.
Essa história composta de várias pequenas histórias nos impressiona pela delicadeza com que a autora nos apresenta lirica e também dolorosamente as relações amorosas entre Fio Jasmim e suas muitas mulheres.
Conceição Evaristo, com sua escrevivência, como ela mesmo gosta de dizer, nos cativa e envolve com sua escrita. É como uma dança das palavras em que o leitor vai sendo seduzido pouco a pouco para um universo repleto de elementos da cultura e do cotidiano das pessoas negras no Brasil.
Enquanto nos divertimos com as aventuras de Fio Jasmim por cada cidade em que aporta com o seu trem, também somos levados a refletir sobre as expectativas e sonhos de cada mulher com a qual o moço se envolve.
E não há como não olharmos para a nossa própria vivência, as nossas próprias experiências e conhecimento de mundo no decorrer da leitura. Conceição Evaristo não nos mostra só a sua escrevivência, mas também nos leva a ver a nós mesmos e o modo como vemos o mundo e o Brasil.
Uma leitura prazerosa e imperdível, com toda certeza!
Compre esse livro aqui.
A palavra que resta, de Stênio Gardel
Livro de 2021, A palavra que resta, de Stênio Gardel, trata de uma história de amor entre dois homens e também nos faz pensar sobre a importância da palavra e do domínio dela.
O protagonista é Raimundo Gaudêncio, um homem nordestino que, aos 71 anos, decide aprender a ler. Criado na lavoura, no interior do Ceará, Raimundo não frequentou a escola. O trabalho era mais urgente. A sobrevivência era o que importava.
Mas por que agora, na velhice, é tão importante para o protagonista aprender a ler? Uma carta é a resposta. Raimundo Gaudêncio precisa aprender a ler para finalmente, depois de muitas décadas, poder descobrir o conteúdo de uma carta nunca aberta.
Na juventude, ele viveu uma forte paixão por Cícero, um amigo de infância. Em verdade, Raimundo foi surpreendido pela forte atração que sentia por Cícero. Em seu universo de homem bruto, isso não era certo.
Mas a urgência da paixão levou-o a se entregar desesperadamente a esse amor. Um amor proibido e, por isso mesmo, interrompido abruptamente. O que restou foi a carta escrita por Cícero e que Raimundo nunca abriu.
Com uma escrita sensível e muito atraente, Stênio Gardel tece uma trama que alterna o presente e o passado de Raimundo para contar uma história de amor mas também de exclusão e preconceito.
Um livro belíssimo e uma leitura necessária!
Compre esse livro aqui.
Pequena coreografia do adeus, de Aline Bei
Em Pequena coreografia do adeus, publicado em 2021, Aline Bei narra os conflitos e a dor de crescer sem o merecido afeto de uma menina chamada Júlia Terra. Júlia é a narradora de sua própria história de solidão e falta de amor.
Os pais da menina são separados. Enquanto o pai foi embora de casa e se ausentou completamente da vida de Júlia, a mãe cria a menina transmitindo a ela toda a dor de seu próprio abandono.
Ao mesmo tempo, Júlia descreve as mudanças por que seu corpo está passando, a puberdade que vivencia, e o seu nascimento como escritora. A menina relata em um velho caderno tudo o que observa e vivencia.
A escrita de Aline Bei é verdadeiramente poética. Como se cada linha fosse o verso de um poema. E nos impressiona pela dor que as palavras são capazes de condensar. A dor de existir. É isso que Júlia transmite para nós ao relatar a sua vida.
Uma leitura deliciosamente dolorosa e encantadora!
Compre esse livro aqui.
Salvar o fogo, de Itamar Vieira Júnior
Em Salvar o fogo, que teve sua segunda edição publicada em 2023, Itamar Vieira Júnior traz a história de uma família que vive no interior da Bahia. A família do garoto Moisés, órfão de mãe, vive às margens do rio Paraguaçu e se compõe do menino, de seu pai Mundinho e de Luzia, sua irmã.
Luzia acaba ocupando o lugar de mãe de Moisés, embora não tenha muito amor para dar ao menino. Ela é uma mulher muito religiosa e sofrida. Luzia tem uma deformidade e é mal vista pela comunidade onde vive.
As pessoas do lugar acreditam que Luzia é uma espécie de bruxa por poder controlar o fogo e ser capaz de causar incêndios.
Mas, graças a Luzia e sua proximidade com os padres do mosteiro que há na região, Moisés consegue estudar e talvez ter um destino diferente dos outros componentes da família.
Com uma escrita primorosa, Itamar Vieira Júnior dá voz a seres que lutam pela sobrevivência e seguem existindo apesar da inúmeras dificuldades que se impõem diante deles.
Compre esse livro aqui.
Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, de Marçal Aquino
Concluimos esta lista de dez livros da literatura brasileira mais vendidos em 2024 com esse livro de Marçal Aquino que já começa intrigante desde o seu título. Além de sonoro, ele nos faz pensar em tragédia e desejo. E é disso, em grande parte, que se faz a história desse romance.
Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios foi escrito por um dos grandes escritores de nossa literatura contemporânea, Marçal Aquino. Com uma escrita poética, sedutora e envolvente, ele nos apresenta um interessante triângulo amoroso: Cauby, Lavínia e Ernani.
Cauby é um fotógrafo que se embrenha pelo interior do Pará e, em uma cidadezinha da região, conhece Lavínia, mulher do pastor Ernani. Ele se encanta imediatamente por ela e acaba por se descobrir imerso em uma paixão avassaladora e muito perigosa.
Além dos protagonistas, há ainda outros personagens interessantes na trama, como Chang, o agiota, Dona Jane, a dona da pensão, e Seu Altino, um homem solitário e apaixonado.
Essa é uma história de amor trágico como só podem ser as histórias de amor que conhecemos.
O livro Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, publicado em 2005, foi transportado para o cinema em um filme de mesmo título em 2011 com Camila Pitanga no papel da intrigante Lavínia.
Compre esse livro aqui.
Conclusão
Como vimos, essa é uma seleção de obras de escritores contemporâneos reconhecidos e que trazem histórias marcantes e extremamente relevantes.
A leitura dessas obras é uma boa oportunidade para refletirmos sobre temas importantes como o amor, a existência, a cultura brasileira, o racismo e a desigualdade social.
Esperamos que você, caro leitor, tenha gostado de nossa lista de dez livros da literatura brasileira mais vendidos em 2024 na Amazon e que tenha também se inspirado a ler algum deles.
Ou mesmo a ler qualquer outro livro de ficção brasileira, pois temos muitos escritores excelentes e obras maravilhosas capazes de enriquecer nosso repertório literário.
E a lista aqui apresentada não se esgota e nem é a única deste blog. Se quiser ler a outra seleção de livros que fizemos há algum tempo atrás, é só clicar aqui.