Pular para o conteúdo
Início » Dia da e de saudade

Dia da e de saudade

  • Samira Mór 

A saudade é um sentimento profundo sempre presente de uma forma ou outra em nossas vidas. Celebrado no dia 30 de janeiro, o Dia da Saudade nos convida a refletir sobre a importância e o significado dessa palavra tão peculiar. Originária da língua portuguesa, a palavra possui uma carga emocional única, sendo difícil de ser traduzida para outras línguas.

“E por falar em saudade
Onde anda você
Onde andam os seus olhos
Que a gente não vê
Onde anda esse corpo
Que me deixou morto
De tanto prazer”

(Vinícius de Moraes/Toquinho)

A palavra saudade tem origem no latim “solitas”, que significa solidão. Ela surgiu na língua portuguesa no século XIII e, desde então, tem sido um elemento característico da nossa cultura e da nossa identidade. É um sentimento complexo e multifacetado, que envolve a nostalgia, a melancolia e a falta de algo ou alguém que já não está presente.

“A  saudade é o amor que fica.”

(Mário Quintana)

Diversas situações podem despertar esse sentimento, como a distância física de um ente querido, a lembrança de momentos felizes do passado, a perda de alguém especial ou até mesmo a saudade de um lugar que marcou a nossa vida.

A saudade pode ser uma experiência dolorosa, mas também pode ser reconfortante, pois nos conecta com nossas memórias e com as pessoas que amamos.

“A saudade não tem memória, ela tem coração.”

(Machado de Assis)

A saudade está presente em nosso cotidiano de diferentes maneiras. Ela pode ser sentida de forma intensa em momentos de solidão ou tristeza, mas também pode ser despertada por pequenos detalhes do dia a dia, como uma música, um cheiro ou uma fotografia. Também nos lembra da importância das nossas relações e do valor dos momentos vividos.

Saudade é expressa por alguém que segura uma fotografia de uma pessoa que provavelmente esse alguém perdeu ou está distante.

Na música e na literatura, a saudade é um tema recorrente. Muitos artistas expressam esse sentimento em suas obras, transmitindo para o público a intensidade e a complexidade desse sentimento. Alguns exemplos de músicas que abordam a saudade são “Como Nossos Pais”, de Elis Regina, “Chega de Saudade”, de João Gilberto, e “Saudade”, de Chrystian e Ralf.

“Sonho, choro e sintoQue resta alguma esperançaSaudade, quero arrancar esta páginaDa minha vida, da minha vida”

(Chrystian e Ralf)

No campo literário, a saudade também é tema de diversas obras. Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, o protagonista narra suas memórias após a morte, despertando a saudade dos momentos vividos. Já em Fernando Pessoa: O Livro das Citações, de José Paulo Cavalcanti Filho, o poeta português reflete sobre a saudade como um sentimento intrínseco à condição humana.

“Saudades! Tenho-as até do que me não foi nada, por uma angústia de fuga do tempo e uma doença do mistério da vida. Caras que via habitualmente nas minhas ruas habituais – se deixo de vê-las entristeço; e não me foram nada, a não ser o símbolo de toda a vida.”

(Fernando Pessoa)

Existe um mito de que a palavra saudade não tem tradução em outras línguas, mas na realidade, muitas línguas possuem termos equivalentes que expressam um sentimento semelhante. Por exemplo, em espanhol temos “añoranza” e em francês temos “nostalgie”. Embora não haja uma tradução exata, essas palavras conseguem transmitir a ideia de saudade e despertar emoções semelhantes.

A saudade é expressa por uma pessoa segurando várias fotos provavelmente de uma viagem feita.

A saudade é um sentimento que faz parte da experiência humana e que nos conecta com nossas raízes, nossas memórias e nossas emoções mais profundas. Celebrar o Dia da Saudade nos convida a refletir sobre a importância desse sentimento em nossas vidas e a valorizar as pessoas e os momentos que nos fazem sentir saudades.

1 comentário em “Dia da e de saudade”

  1. Pingback: Dificuldades da língua portuguesa: diz-se o grama ou a grama? - Literaria26

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *