A literatura brasileira tem romances verdadeiramente encantadores. E esses romances trazem casais igualmente encantadores que conquistam os nossos corações.
Veja neste post cinco casais famosos da Literatura Brasileira que causam suspiros pelas histórias de amor vividas por eles.
Fernando e Aurélia
O casal Fernando e Aurélia de Senhora, de José de Alencar, despertam nossa torcida pelo final feliz.
O romance começa apresentando a heroína adentrando os salões cariocas e causando furor entre os jovens solteiros. Mas ela escolhe um homem comprometido. Fernando Seixas, noivo de Adelaide Amaral.
Oferecendo um dote ainda maior do que o de Adelaide a Fernando para que se case com ela, Aurélia consegue ter o rapaz como marido.
Mas a noite de núpcias é uma decepção para Fernando, pois Aurélia revela ao marido que este será apenas um enfeite, um homem para representá-la socialmente.
Bentinho e Capitu
Esse é o casal mais famoso de nossa literatura. Bentinho e Capitu são os protagonistas de Dom Casmurro, de Machado de Assis. Os dois são amigos de infância e vizinhos.
Em uma certa tarde de novembro, o jovem Bentinho descobre que está apaixonado pela bela Capitu. O problema é que ele está sendo preparado para ser padre.
A partir daí, os dois jovens passam a buscar formas de livrar Bentinho do seminário. Depois de muitas tentativas, Bentinho consegue trocar o futuro como padre pela advocacia. Se forma e casa com Capitu.
Até aí poderia ser o final feliz de um romance romântico. Mas essa é uma história realista e é depois do casamento que os problemas começam.
Riobaldo e Diadorim
Riobaldo é o protagonista e narrador de Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Ele é um professor que acaba entrando para um bando de jagunços.
Junto desse grupo, Riobaldo se embrenha pelo sertão mineiro. É também nesse momento que ele conhece Diadorim, um jovem jagunço. Os dois tornam-se amigos e passam a conviver e a nutrir um sentimento platônico um pelo outro.
O amor entre Riobaldo e Diadorim é vivido de forma velada pelos dois, uma vez que, entre os jagunços, a relação homoafetiva seria inadimissível.
Ulisses e Lorelai
Ulisses e Lorelai são os personagens de Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector.
Lorelai é uma mulher em busca de si mesma. Ela está apaixonada por Ulisses, mas não consegue se entregar a esse sentimento.
O livro nos leva a conhecer o mundo interior de Lorelai, seus pensamentos e sentimentos. Somos levados nessa jornada de autodescoberta da personagem e que nos faz refletir sobre nós mesmos também.
Nacib e Gabriela
Nacib e Gabriela, personagens do famoso romance Gabriela, cravo e canela, do escritor baiano Jorge Amado, protagonizam uma das mais belas histórias de amor de nossa literatura.
Nacib é dono de um bar em Ilhéus. Ele emprega Gabriela como cozinheira. Rapidamente, a moça conquista os clientes com sua beleza, simpatia e boa comida. E também conquista o coração de Nacib.
O romance retrata o cotidiano da cidade, seus personagens carismáticos e a cultura baiana. Esse contexto envolve a história de amor do casal, marcada pela delicadeza e pela sensualidade.
Conclusão
Vimos neste artigo cinco casais da literatura brasileira que cativam a afeição dos leitores com suas histórias de amor.
Através dessas histórias, somos convidados a refletir sobre a natureza do amor, suas nuances e desafios.
Cada casal, a seu modo, nos mostra que o amor é uma força poderosa, capaz de transformar vidas e moldar a própria literatura.